O efeito rebote desafia o setor de IA, mas soluções como as da Photoroom mostram que é possível inovar com responsabilidade
Com a aceleração da inteligência artificial em escala global, crescem também as preocupações sobre seu impacto ambiental. O consumo energético da IA, especialmente em modelos generativos, pode ser expressivo tanto na fase de treinamento quanto na de inferência. Com bilhões de interações por ano, empresas do setor buscam alternativas para reduzir sua pegada de carbono.
A eficiência tecnológica, porém, apresenta um paradoxo. O chamado efeito rebote ocorre quando uma tecnologia mais eficiente estimula o aumento de uso, elevando o consumo total de recursos. O fenômeno é semelhante ao observado no fast fashion, onde a produção em massa torna o consumo mais barato, e, portanto, mais frequente. Na IA, esse efeito também se aplica: quanto mais acessível e rápida a geração de conteúdo, mais ela é utilizada, o que pode anular parte dos ganhos de eficiência energética.
Segundo Lyline Lim, Head de Sustentabilidade da Photoroom, uma das formas de mitigar o efeito rebote na IA é investir em modelos especializados, mais leves e precisos, que geram resultados satisfatórios já na primeira tentativa. Isso reduz a necessidade de múltiplas interações e o consequente uso de recursos computacionais.
Lyline explica que a própria Photoroom, líder em edição de imagens com IA, adotou práticas para reduzir suas emissões. A empresa, por exemplo, transferiu o treinamento de modelos para centros de dados alimentados por energia hidrelétrica, evitando uma estimativa de 1.300 toneladas de CO2 - o equivalente a 1.300 voos entre Paris e Nova York.
Na fase de inferência, em que os modelos geram conteúdo para os usuários finais, a Photoroom desenvolveu e publicou sua própria metodologia para calcular as emissões de CO2, já que atualmente não existe um padrão global para medi-las em ambientes de produção. Usando essa abordagem, a empresa descobriu que cada imagem gerada emite aproximadamente 32 mg de CO2, o que equivale a três respirações humanas. Esse resultado é 100 vezes menor do que as estimativas de três anos atrás, graças às práticas de otimização contínuas que a Photoroom compartilha abertamente com a comunidade de IA mais ampla para maximizar o impacto em todo o setor.
Com milhões de imagens processadas diariamente, até mesmo os menores ganhos de eficiência podem ter um impacto significativo.
Além da eficiência energética, o uso responsável da IA também pode substituir práticas mais poluentes. No e-commerce, por exemplo, o uso de IA para edição de fotos reduz a necessidade de transportar produtos para sessões fotográficas. No setor de alimentício, em vez de preparar cardápios inteiros para sessões de fotos, os restaurantes podem tirar fotos dos pratos diretamente durante o serviço, evitando assim o desperdício de alimentos.
"Mais do que medir tempo ou custo, entendemos que o impacto real está em medir emissões", afirma Lyline. "Ao compartilhar publicamente nossa metodologia de cálculo de CO2 por inferência, queremos incentivar uma cultura de transparência e responsabilidade no desenvolvimento de IA".
A discussão sobre sustentabilidade na IA ainda está em estágio inicial, mas começa a ganhar tração. Com a urgência da agenda climática, o mês de junho reforça a importância de ampliar o debate e de adotar métricas que levem em conta não apenas a eficiência do processo, mas também o que está sendo evitado ou substituído graças à tecnologia.
Saiba mais sobre a missão, o impacto e os compromissos ESG da Photoroom: https://www.photoroom.com/impact-and-sustainability
Sobre a Photoroom
A Photoroom foi fundada em 2019 e, nos últimos seis anos, conquistou um nicho no espaço da fotografia comercial. A Photoroom obteve sucesso pela primeira vez com seu removedor de fundo, o melhor da categoria. Agora, expandiu sua oferta para incluir um editor de fotos em lote e ofertas de IA generativas e agora a automação de Visual Ads. Processando mais de 7 bilhões de imagens por ano, a Photoroom está disponível em dispositivos móveis, na Web e através de uma API em mais de 180 países. A aplicação Photoroom foi descarregada mais de 200 milhões de vezes. A Photoroom está sediada em Paris e conta com uma equipa global de mais de 100 funcionários.
Para obter mais informações sobre a Photoroom, acesse https://www.photoroom.com/pt-br e o Instagram @Photoroom.Brasil.
Informações para a imprensa:
Sing Comunicação de Resultados
30/06/2025