
Apresentação do Google Cloud
Muito já se falou sobre o potencial da inteligência artificial (IA) para transformar negócios, mas o que se vê agora é que essa transformação já está em curso. No Cortex Summit, tive a oportunidade de ver exemplos reais de como empresas de diferentes portes e setores estão utilizando a tecnologia de forma concreta, com ganhos reais de produtividade, eficiência e crescimento.
Logo no início do evento, Ricardo Alem, da AWS, mostrou que a big tech usa a IA em três pilares estratégicos: produtividade no trabalho, automação de processos de negócios e aceleração da inovação. E trouxe dados de um estudo sobre as tendências emergentes em Agentes de IA: sistemas multiagentes poderosos, hiper personalização, memória avançada, dinâmica de equipe híbrida entre humanos e IA.
No painel da Cortex, ao apresentar soluções de Go-To-Market baseadas em IA, os fundadores da empresa mostraram não apenas conceitos, mas casos práticos de clientes como Flash, SAP Concur, Petz e Danone. Um caso de uso bem interessante foi o de Guillermo Gomez, da Flash, que destacou como a capacidade preditiva da tecnologia ajudou a empresa a identificar novas fontes de receita e sustentar uma trajetória de crescimento acelerado. Já a Qive mostrou o uso de agentes de IA capazes de integrar informações de clientes atuais, passados e potenciais, antecipando oportunidades de faturamento e oferecendo dados para decisões rápidas em pré-venda.

Guillermo Gomez, da Flash
A fala de Daniel Pires, co-CEO da Cortex, trouxe uma visão realista: “O sucesso em IA é entender que você vai ter que iterar, que vai errar 200 vezes e, a partir do erro 201, vai começar a dar resultado.” É um lembrete importante de que a jornada com IA é feita de aprendizado contínuo, ajustes e resiliência.
Outra visão relevante veio da apresentação do Éder Berenguer, Head de Data Analytics & AI do Google Cloud no Brasil. O executivo mostrou dados de uma pesquisa indicando que o mercado global de IA já soma US$ 243 bilhões em 2025, mas ainda existe um grande desafio a ser superado: apenas 14% das empresas estão satisfeitas com suas plataformas de dados para uso em escala produtiva. Isso mostra que há muitas oportunidades a serem exploradas por quem souber modernizar sua base tecnológica e de governança.
A apresentação trouxe ainda as Top 5 Tendências para Data & AI segundo estudo do Google. A primeira é que a Gen AI vai acelerar a entrega de insights, algo que 84% das empresas já reconhecem. A segunda aponta para a fusão dos papéis entre dados e IA, um movimento natural diante da integração crescente entre essas funções. A terceira reforça que a inovação dependerá de governança robusta, condição indispensável para lidar com riscos e assegurar confiabilidade. A quarta mostra que os dados operacionais serão chave para desbloquear o potencial da Gen AI, com 71% das organizações planejando adotar plataformas integradas. Por fim, a quinta tendência aponta que 2025 será o ano da rápida modernização das plataformas de dados, algo que se tornará inadiável.

Apresentação do Google Cloud
Diante de tudo isso, uma informação chama a atenção: 80% dos dados corporativos seguem não explorados. Grande parte desse universo está em informações não estruturadas — e-mails, sensores, redes sociais, áudios, vídeos — que até pouco tempo eram difíceis de processar. Agora, com novas arquiteturas de dados, como o “lakehouse”, e conectividade direta com modelos de IA, esse potencial pode finalmente ser destravado.
O que fica claro, após um dia intenso de debates e demonstrações, é que a IA já é usada na prática em muitas empresas. Ela está sendo aplicada aqui e agora, com métricas concretas e ganhos reais. A questão não é mais se a tecnologia vai transformar os negócios, mas como cada empresa conseguirá acompanhar a velocidade dessa transformação.
Por Vânia Gracio, Founder e CEO da Sing Comunicação - Agência de PR no Brasil, México e Latam, especializada em tecnologia, inteligência artificial, assessoria de imprensa, gestão de reputação de marcas e estratégias de mídia para empresas globais.
PR Agency Brazil | PR Agency Latam
10/09/2025

