NVIDIA anuncia a família Alpamayo de ferramentas de IA de código aberto para acelerar o desenvolvimento de veículos autônomos baseados em raciocínio

  • NVIDIA é a primeira empresa a lançar um modelo VLA de raciocínio aberto projetado para enfrentar os desafios de cauda longa da condução autônoma; a família NVIDIA Alpamayo também inclui ferramentas de simulação e conjuntos de dados para o desenvolvimento de veículos autônomos;
  • O Alpamayo 1, o AlpaSim e os Physical AI Open Datasets possibilitam o desenvolvimento de veículos capazes de perceber, raciocinar e agir com julgamento semelhante ao humano — permitindo que desenvolvedores ajustem, destilem e testem modelos que ampliam a segurança, a robustez e a escalabilidade;
  • Com o Alpamayo, líderes do setor de mobilidade como JLR, Lucid e Uber, além da comunidade de pesquisa em veículos autônomos, incluindo o Berkeley DeepDrive, podem acelerar roteiros de implantação de nível 4 baseados em raciocínio e focados em segurança.

CES — A NVIDIA apresenta a família NVIDIA Alpamayo de modelos abertos de IA, ferramentas de simulação e conjuntos de dados, desenvolvidos para acelerar a próxima era do desenvolvimento de veículos autônomos (AVs) seguros e baseados em raciocínio.

Os veículos autônomos precisam operar com segurança em uma enorme variedade de condições de condução. Cenários raros e complexos, frequentemente chamados de long tail (cauda longa), continuam sendo alguns dos desafios mais difíceis para que sistemas autônomos dominem com segurança. As arquiteturas tradicionais de AV separam percepção e planejamento, o que pode limitar a escalabilidade quando surgem situações novas ou incomuns. Avanços recentes em aprendizado de ponta a ponta trouxeram progressos significativos, mas superar esses casos extremos da cauda longa exige modelos capazes de raciocinar com segurança sobre causa e efeito, especialmente quando as situações fogem à experiência de treinamento do modelo.

A família Alpamayo introduz modelos VLA (vision language action) baseados em raciocínio com chain-of-thought (cadeia de pensamento), que levam um pensamento semelhante ao humano à tomada de decisão dos veículos autônomos. Esses sistemas conseguem analisar cenários novos ou raros passo a passo, aprimorando a capacidade de condução e a explicabilidade — fator crítico para escalar confiança e segurança em veículos inteligentes — e são sustentados pelo sistema de segurança NVIDIA Halos.

“O momento ChatGPT da IA física chegou — quando as máquinas começam a compreender, raciocinar e agir no mundo real”, afirma Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA. “Os robotáxis estão entre os primeiros a se beneficiar. O Alpamayo leva o raciocínio aos veículos autônomos, permitindo que eles analisem cenários raros, dirijam com segurança em ambientes complexos e expliquem suas decisões de condução — é a base para uma autonomia segura e escalável.”

Um ecossistema completo e aberto para autonomia baseada em raciocínio

O Alpamayo integra três pilares fundamentais — modelos abertos, estruturas de simulação e conjuntos de dados — em um ecossistema coeso e aberto, sobre o qual qualquer desenvolvedor automotivo ou equipe de pesquisa pode construir.

Em vez de rodarem diretamente no veículo, os modelos Alpamayo atuam como grandes modelos “professores”, que os desenvolvedores podem ajustar e destilar para servir de base às pilhas completas de AV.

Na CES, a NVIDIA está lançando:

  • Alpamayo 1: o primeiro modelo VLA de raciocínio com chain-of-thought da indústria, projetado para a comunidade de pesquisa em veículos autônomos, agora disponível no Hugging Face. Com uma arquitetura de 10 bilhões de parâmetros, o Alpamayo 1 utiliza entrada de vídeo para gerar trajetórias juntamente com rastros de raciocínio, demonstrando a lógica por trás de cada decisão. Os desenvolvedores podem adaptar o Alpamayo 1 em modelos menores para execução em veículos ou utilizá-lo como base para ferramentas de desenvolvimento de AV, como avaliadores baseados em raciocínio e sistemas de rotulagem automática. O Alpamayo 1 oferece pesos de modelo abertos e scripts de inferência em código aberto. Modelos futuros da família contarão com maior número de parâmetros, capacidades de raciocínio mais detalhadas, maior flexibilidade de entrada e saída e opções para uso comercial.
  • AlpaSim: uma estrutura de simulação totalmente open source e de ponta a ponta para desenvolvimento de AV de alta fidelidade, disponível no Ela oferece modelagem realista de sensores, dinâmicas de tráfego configuráveis e ambientes de teste em circuito fechado escaláveis, possibilitando validação rápida e refinamento de políticas.
  • Physical AI Open Datasets: a NVIDIA oferece o mais diverso conjunto de dados aberto e em larga escala para AVs, contendo mais de 1.700 horas de dados de condução coletados em uma ampla variedade de geografias e condições, abrangendo casos extremos raros e complexos do mundo real, essenciais para o avanço de arquiteturas baseadas em raciocínio. Esses conjuntos de dados estão disponíveis no Hugging Face.

Em conjunto, essas ferramentas viabilizam um ciclo de desenvolvimento autoalimentado para pilhas de AV baseadas em raciocínio.

Amplo apoio da indústria de veículos autônomos ao Alpamayo

Líderes de mobilidade e especialistas do setor, incluindo Lucid, JLR, Uber e Berkeley DeepDrive, demonstram interesse no Alpamayo para desenvolver pilhas de AV baseadas em raciocínio que viabilizem a autonomia de nível 4.

“A transição para a IA física destaca a crescente necessidade de sistemas de IA capazes de raciocinar sobre o comportamento do mundo real, e não apenas processar dados”, diz Kai Stepper, vice-presidente de ADAS e condução autônoma da Lucid Motors. “Ambientes avançados de simulação, conjuntos de dados robustos e modelos de raciocínio são elementos fundamentais dessa evolução.”

“O desenvolvimento aberto e transparente de IA é essencial para avançar a mobilidade autônoma de forma responsável”, reforça Thomas Müller, diretor executivo de engenharia de produto da JLR. “Ao disponibilizar modelos como o Alpamayo em código aberto, a NVIDIA ajuda a acelerar a inovação em todo o ecossistema de condução autônoma, oferecendo a desenvolvedores e pesquisadores novas ferramentas para lidar com cenários complexos do mundo real com segurança.”

“Lidar com cenários imprevisíveis e de cauda longa é um dos desafios definidores da autonomia”, destaca Sarfraz Maredia, líder global de mobilidade autônoma e entregas da Uber. “O Alpamayo cria novas e empolgantes oportunidades para o setor acelerar a IA física, aumentar a transparência e ampliar implantações seguras de nível 4.”

“O Alpamayo 1 permite que veículos interpretem ambientes complexos, antecipem situações inéditas e tomem decisões seguras, mesmo em cenários não encontrados anteriormente”, diz Owen Chen, analista principal sênior da S&P Global. “A natureza open source do modelo acelera a inovação em toda a indústria, permitindo que parceiros adaptem e aprimorem a tecnologia de acordo com suas necessidades específicas.”

“O lançamento do portfólio Alpamayo representa um grande salto para a comunidade de pesquisa”, afirma Wei Zhan, codiretor do Berkeley DeepDrive. “A decisão da NVIDIA de tornar isso abertamente disponível é transformadora, pois seu acesso e capacidades nos permitirão treinar em uma escala sem precedentes — oferecendo a flexibilidade e os recursos necessários para levar a condução autônoma ao uso massivo.”

Além do Alpamayo, os desenvolvedores podem acessar a ampla biblioteca de ferramentas e modelos da NVIDIA, incluindo as plataformas NVIDIA Cosmos™ e NVIDIA Omniverse™. É possível ajustar os modelos com dados proprietários de frotas, integrá-los à arquitetura NVIDIA DRIVE Hyperion™, construída com computação acelerada NVIDIA DRIVE AGX Thor™, e validar o desempenho em simulação antes da implantação comercial.

“O Alpamayo representa um avanço decisivo para a evolução da autonomia veicular ao incorporar o raciocínio como elemento central da tomada de decisão. Ao disponibilizar modelos, ferramentas de simulação e conjuntos de dados em código aberto, a NVIDIA reforça seu compromisso com um ecossistema colaborativo, que acelera a inovação e eleva os padrões de segurança, transparência e escalabilidade dos veículos autônomos”, finaliza Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para a América Latina.

Saiba mais assistindo ao NVIDIA Live na CES.

 

Sobre a NVIDIA

Desde sua fundação em 1993, a NVIDIA (NASDAQ: NVDA) tem sido pioneira em computação acelerada. A invenção da GPU pela empresa em 1999 estimulou o crescimento do mercado de games para PC, redefiniu a computação gráfica, iniciou a era da IA moderna e tem ajudado a digitalização industrial em todos os mercados. A NVIDIA agora é uma empresa de infraestrutura de computação full-stack com soluções em escala de data center que estão revolucionando o setor. Mais informações em: https://www.nvidia.com/pt-br/.

Acesse também:

Facebook: @NVIDIABrasil

Twitter: @NVIDIABrasil

YouTube: NVIDIA Latinoamérica

Instagram: @NVIDIABrasil

 

Sing Comunicação – Assessoria de imprensa da NVIDIA (divisão Enterprise) no Brasil, México e América Latina

Contato para imprensa: nvidia@singcomunica.com

06/01/2026

 

Determinadas declarações contidas neste comunicado à imprensa, incluindo, entre outras, afirmações de que o momento “ChatGPT” da IA física já chegou; de que os robotáxis estarão entre os primeiros a se beneficiar; de que o Alpamayo traz raciocínio para veículos autônomos, permitindo que pensem em cenários raros, dirijam com segurança em ambientes complexos, expliquem suas decisões de condução e sirvam como base para uma autonomia segura e escalável; dos benefícios, impactos, desempenho e disponibilidade dos produtos, serviços e tecnologias da NVIDIA; das expectativas em relação aos acordos da NVIDIA com terceiros, incluindo colaboradores e parceiros; das expectativas quanto ao desenvolvimento tecnológico; bem como outras declarações que não constituem fatos históricos, são declarações prospectivas nos termos da Seção 27A da Lei de Valores Mobiliários de 1933, conforme alterada, e da Seção 21E da Lei do Mercado de Valores Mobiliários de 1934, conforme alterada. Tais declarações estão sujeitas ao “porto seguro” criado por essas seções, baseiam-se nas crenças e suposições da administração e nas informações atualmente disponíveis, e estão sujeitas a riscos e incertezas que podem fazer com que os resultados reais sejam materialmente diferentes das expectativas.

Fatores importantes que podem fazer com que os resultados reais diferenciem-se materialmente incluem, entre outros: condições econômicas e políticas globais; a dependência da NVIDIA de terceiros para fabricar, montar, embalar e testar seus produtos; o impacto do desenvolvimento tecnológico e da concorrência; o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias ou melhorias nos produtos e tecnologias existentes da NVIDIA; a aceitação de mercado dos produtos da NVIDIA ou dos produtos de seus parceiros; defeitos de projeto, fabricação ou software; mudanças nas preferências ou demandas dos consumidores; alterações em padrões e interfaces do setor; perda inesperada de desempenho dos produtos ou tecnologias da NVIDIA quando integrados a sistemas; e mudanças nas leis e regulamentações aplicáveis, bem como outros fatores detalhados periodicamente nos relatórios mais recentes que a NVIDIA apresenta à Securities and Exchange Commission (SEC), incluindo, entre outros, seu relatório anual no Formulário 10-K e os relatórios trimestrais no Formulário 10-Q. Cópias dos relatórios apresentados à SEC estão disponíveis no site da empresa e podem ser obtidas gratuitamente junto à NVIDIA. Essas declarações prospectivas não constituem garantia de desempenho futuro e referem-se apenas à data deste documento. Exceto quando exigido por lei, a NVIDIA se exime de qualquer obrigação de atualizar essas declarações prospectivas para refletir eventos ou circunstâncias futuras.

Muitos dos produtos e recursos descritos neste documento ainda se encontram em diferentes estágios de desenvolvimento e serão oferecidos quando e se estiverem disponíveis. As declarações acima não têm a intenção de constituir, nem devem ser interpretadas como, um compromisso, promessa ou obrigação legal, e o desenvolvimento, lançamento e cronograma de quaisquer recursos ou funcionalidades descritas para nossos produtos estão sujeitos a alterações e permanecem a critério exclusivo da NVIDIA. A NVIDIA não terá qualquer responsabilidade por eventual não entrega ou atraso na entrega de quaisquer dos produtos, recursos ou funcionalidades aqui mencionados.

© 2026 NVIDIA Corporation. Todos os direitos reservados. NVIDIA, o logotipo NVIDIA, NVIDIA Cosmos, NVIDIA DRIVE AGX Thor, NVIDIA DRIVE Hyperion e NVIDIA Omniverse são marcas comerciais e/ou marcas registradas da NVIDIA Corporation nos Estados Unidos e em outros países. Outros nomes de empresas e produtos podem ser marcas comerciais de suas respectivas empresas. Recursos, preços, disponibilidade e especificações estão sujeitos a alterações sem aviso prévio.


Também encontrado em:


A Sing utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.