- O NVIDIA BlueField-4 alimenta a plataforma NVIDIA Inference Context Memory Storage, um novo tipo de infraestrutura de armazenamento nativa para IA, projetada para inferência em escala gigabit, a fim de acelerar e dimensionar agentes de IA.
- A nova plataforma de processadores de armazenamento foi desenvolvida para sistemas de IA com agentes que processam contextos extensos, com memória de curto e longo prazo extremamente rápida.
- A plataforma de armazenamento de memória de contexto de inferência amplia a memória de longo prazo dos agentes de IA e permite o compartilhamento de contexto de alta largura de banda em clusters de sistemas de IA em escala de rack, aumentando o número de tokens por segundo e a eficiência energética em até 5 vezes.
- Graças à tecnologia NVIDIA Spectrum-X Ethernet, a memória de contexto estendida para agentes de IA com múltiplas interações melhora a capacidade de resposta, aumenta a taxa de transferência por GPU e oferece suporte à escalabilidade eficiente da inferência de agentes.

CES — A NVIDIA anuncia que o processador de dados NVIDIA BlueField®-4, parte da plataforma completa NVIDIA BlueField, alimenta a plataforma NVIDIA Inference Context Memory Storage, uma nova classe de infraestrutura de armazenamento nativa para IA, voltada para a próxima fronteira da inteligência artificial.
À medida que os modelos de IA escalam para trilhões de parâmetros e raciocínio em várias etapas, eles geram vastas quantidades de dados contextuais — representados por um cache de chave-valor (KV), essenciais para a precisão, a experiência do usuário e a continuidade.
Um cache KV não pode ser armazenado em GPUs a longo prazo, pois isso criaria um gargalo para inferência em tempo real em sistemas multiagentes. Aplicações nativas de IA exigem um novo tipo de infraestrutura escalável para armazenar e compartilhar esses dados.
A plataforma NVIDIA Inference Context Memory Storage fornece a infraestrutura para memória de contexto, ampliando a capacidade de memória da GPU, permitindo o compartilhamento em alta velocidade entre nós, aumentando o número de tokens por segundo em até 5 vezes e oferecendo até 5 vezes mais eficiência energética em comparação com o armazenamento tradicional.
“A IA está revolucionando toda a pilha de computação — e agora, o armazenamento”, diz Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA. “A IA não se resume mais a chatbots de resposta única, mas sim a colaboradores inteligentes que entendem o mundo físico, raciocinam em horizontes de longo prazo, mantêm-se ancorados em fatos, usam ferramentas para realizar trabalho real e retêm memória de curto e longo prazo. Com o BlueField-4, a NVIDIA e nossos parceiros de software e hardware estão reinventando a pilha de armazenamento para a próxima fronteira da IA.”
A plataforma NVIDIA Inference Context Memory Storage aumenta a capacidade do cache KV e acelera o compartilhamento de contexto em clusters de sistemas de IA em escala de rack, enquanto o contexto persistente para agentes de IA com múltiplas interações melhora a capacidade de resposta, aumenta a produtividade da fábrica de IA e oferece suporte ao escalonamento eficiente da inferência multiagente de contexto longo.
Os principais recursos da plataforma com tecnologia NVIDIA BlueField-4 incluem:
- Capacidade de cache KV em nível de cluster NVIDIA Rubin, oferecendo a escalabilidade e a eficiência necessárias para inferência agentiva de contexto longo e múltiplas etapas;
- Eficiência energética até 5 vezes maior do que o armazenamento tradicional;
- Compartilhamento inteligente e acelerado do cache KV entre nós de IA, habilitado pela estrutura NVIDIA DOCA™ e integrado de forma precisa com a biblioteca NVIDIA NIXL e o software NVIDIA Dynamo para maximizar tokens por segundo, reduzir o tempo até o primeiro token e melhorar a capacidade de resposta em múltiplas etapas;
- O posicionamento de cache KV acelerado por hardware, gerenciado pelo NVIDIA BlueField-4, elimina a sobrecarga de metadados, reduz a movimentação de dados e garante acesso seguro e isolado dos nós da GPU;
- O compartilhamento e a recuperação eficientes de dados, possibilitados pela NVIDIA Spectrum-X™ Ethernet,servem como a estrutura de rede de alto desempenho para acesso baseado em RDMA ao cache KV nativo de IA.
“À medida que a IA evolui para modelos com contextos mais longos e inferência contínua, o armazenamento deixa de ser um gargalo e se torna um acelerador da inovação. O BlueField-4 foi projetado precisamente para atender a essa nova demanda”, afirma Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para a América Latina.
Empresas inovadoras no setor de armazenamento, incluindo AIC, Cloudian, DDN, Dell Technologies, HPE, Hitachi Vantara, IBM, Nutanix , Pure Storage, Supermicro, VAST Data e WEKA, estão entre as primeiras a desenvolver plataformas de armazenamento com IA de última geração com o BlueField-4, que estará disponível no segundo semestre de 2026.
Saiba mais assistindo ao NVIDIA Live na CES.
Sobre a NVIDIA
Desde sua fundação em 1993, a NVIDIA (NASDAQ: NVDA) tem sido pioneira em computação acelerada. A invenção da GPU pela empresa em 1999 estimulou o crescimento do mercado de games para PC, redefiniu a computação gráfica, iniciou a era da IA moderna e tem ajudado a digitalização industrial em todos os mercados. A NVIDIA agora é uma empresa de infraestrutura de computação full-stack com soluções em escala de data center que estão revolucionando o setor. Mais informações em: https://www.nvidia.com/pt-br/.
Acesse também:
Facebook: @NVIDIABrasil
Twitter: @NVIDIABrasil
YouTube: NVIDIA Latinoamérica
Instagram: @NVIDIABrasil
Sing Comunicação – Assessoria de imprensa da NVIDIA (divisão Enterprise) no Brasil, México e América Latina
Contato para imprensa: nvidia@singcomunica.com
06/01/2026
Certas declarações neste comunicado de imprensa incluem, entre outras, declarações sobre: a IA revolucionando toda a pilha de computação e armazenamento; a IA não se limitando mais a chatbots de resposta única, mas sim a colaboradores inteligentes que entendem o mundo físico, raciocinam em horizontes de longo prazo, mantêm-se ancorados em fatos, usam ferramentas para realizar trabalho real e retêm memória de curto e longo prazo; com o BlueField-4, a NVIDIA e seus parceiros de software e hardware reinventando a pilha de armazenamento para a próxima fronteira da IA; os benefícios, o impacto, o desempenho e a disponibilidade dos produtos, serviços e tecnologias da NVIDIA; expectativas com relação aos acordos da NVIDIA com terceiros, incluindo seus colaboradores e parceiros; expectativas com relação aos desenvolvimentos tecnológicos; e outras declarações que não sejam fatos históricos são declarações prospectivas, conforme definido na Seção 27A da Lei de Valores Mobiliários de 1933, conforme alterada, e na Seção 21E da Lei de Bolsa de Valores de 1934, conforme alterada, que estão sujeitas à "proteção legal" criada por essas seções, com base nas crenças e suposições da administração e nas informações atualmente disponíveis para a administração, e estão sujeitas a riscos e incertezas que podem fazer com que os resultados sejam materialmente diferentes das expectativas. Fatores importantes que podem fazer com que os resultados reais sejam materialmente diferentes incluem: condições econômicas e políticas globais; a dependência da NVIDIA de terceiros para fabricar, montar, embalar e testar os produtos da NVIDIA; o impacto do desenvolvimento tecnológico e da concorrência; o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias ou aprimoramentos dos produtos e tecnologias existentes da NVIDIA; a aceitação de mercado dos produtos da NVIDIA ou dos produtos de seus parceiros; defeitos de projeto, fabricação ou software; mudanças nas preferências ou demandas do consumidor; mudanças nos padrões e interfaces do setor; perda inesperada de desempenho dos produtos ou tecnologias da NVIDIA quando integrados a sistemas; e alterações nas leis e regulamentações aplicáveis, bem como outros fatores detalhados periodicamente nos relatórios mais recentes que a NVIDIA apresenta à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), incluindo, entre outros, seu relatório anual no Formulário 10-K e relatórios trimestrais no Formulário 10-Q. Cópias dos relatórios apresentados à SEC estão disponíveis no site da empresa e podem ser obtidas gratuitamente junto à NVIDIA. Essas declarações prospectivas não são garantias de desempenho futuro e se referem apenas à data deste documento. Exceto conforme exigido por lei, a NVIDIA se exime de qualquer obrigação de atualizar essas declarações prospectivas para refletir eventos ou circunstâncias futuras.
© 2026 NVIDIA Corporation. Todos os direitos reservados. NVIDIA, o logotipo da NVIDIA, BlueField, NVIDIA DOCA e NVIDIA Spectrum-X são marcas comerciais e/ou marcas registradas da NVIDIA Corporation nos EUA e em outros países. Outros nomes de empresas e produtos podem ser marcas comerciais das respectivas empresas às quais estão associados. Recursos, preços, disponibilidade e especificações estão sujeitos a alterações sem aviso prévio.

