NVIDIA lança novos modelos de IA física enquanto parceiros globais revelam robôs de próxima geração

  • De manipuladores móveis a humanoides, Boston Dynamics, Caterpillar, Franka Robotics, Humanoid, LG Electronics e NEURA Robotics apresentam novos robôs e máquinas autônomas construídos com tecnologias NVIDIA.
  • NVIDIA lança novos modelos abertos NVIDIA Cosmos e GR00T e conjuntos de dados para aprendizado e raciocínio robótico, o Isaac Lab-Arena para avaliação de robôs e o framework de computação edge-to-cloud OSMO para simplificar fluxos de trabalho de treinamento.
  • A NVIDIA e a Hugging Face integram modelos e bibliotecas abertas NVIDIA Isaac ao LeRobot para acelerar a comunidade open source de robótica.
  • O módulo Jetson T4000, baseado na arquitetura NVIDIA Blackwell, já está disponível, oferecendo eficiência energética e capacidade de computação em IA até 4 vezes superiores.

CES — A NVIDIA anuncia novos modelos abertos, frameworks e infraestrutura de IA para IA física, além de revelar robôs voltados para diversos setores, desenvolvidos por parceiros globais.

As novas tecnologias da NVIDIA aceleram fluxos de trabalho em todo o ciclo de desenvolvimento robótico, impulsionando a próxima onda da robótica, incluindo a criação de robôs generalistas-especialistas capazes de aprender rapidamente múltiplas tarefas.

Líderes globais da indústria, como Boston Dynamics, Caterpillar, Franka Robotics, Humanoid, LG Electronics e NEURA Robotics, estão utilizando o stack de robótica da NVIDIA para apresentar novos robôs movidos por IA.

“O momento ChatGPT da robótica chegou. Avanços em IA física — modelos que compreendem o mundo real, raciocinam e planejam ações — estão viabilizando aplicações totalmente novas”, afirma Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA. “O stack completo da NVIDIA, com processadores Jetson para robótica, CUDA, Omniverse e modelos abertos de IA física, capacita nosso ecossistema global de parceiros a transformar indústrias com robótica baseada em IA.”

Novos modelos abertos impulsionam o aprendizado e o raciocínio dos robôs

Transformar as atuais máquinas caras, de tarefa única e difíceis de programar em robôs generalistas-especialistas capazes de raciocinar exige capital e expertise significativos para a criação de modelos fundamentais.

A NVIDIA está desenvolvendo modelos abertos que permitem aos desenvolvedores contornar o pré-treinamento intensivo em recursos e focar na criação da próxima geração de robôs e máquinas autônomas. Esses novos modelos, todos disponíveis no Hugging Face, incluem:

  • NVIDIA Cosmos™ Transfer 2.5 e NVIDIA Cosmos Predict 2.5 — modelos de mundo abertos e totalmente personalizáveis que possibilitam a geração de dados sintéticos fisicamente baseados e a avaliação de políticas robóticas em simulação para IA física.
  • NVIDIA Cosmos Reason 2 — um modelo aberto de visão-linguagem com capacidade de raciocínio (VLM) que permite que máquinas inteligentes vejam, compreendam e atuem no mundo físico de forma semelhante aos humanos.
  • NVIDIA Isaac™ GR00T N1.6 — um modelo aberto de visão-linguagem-ação com raciocínio (VLA), desenvolvido especificamente para robôs humanoides, que possibilita controle corporal completo e utiliza o NVIDIA Cosmos Reason para aprimorar o raciocínio e a compreensão contextual.

Franka Robotics, NEURA Robotics e Humanoid estão utilizando fluxos de trabalho habilitados por GR00T para simular, treinar e validar novos comportamentos robóticos. A Salesforce utiliza o Agentforce, o Cosmos Reason e o NVIDIA Blueprint para busca e sumarização de vídeos, analisando imagens capturadas por seus robôs e reduzindo em até duas vezes o tempo de resolução de incidentes.

A LEM Surgical utiliza o NVIDIA Isaac for Healthcare e o Cosmos Transfer para treinar os braços autônomos de seu robô cirúrgico Dynamis, equipado com NVIDIA Jetson AGX Thor™ e Holoscan. A XRlabs utiliza Thor e Isaac for Healthcare para permitir que equipamentos cirúrgicos, começando por exoscópios, auxiliem cirurgiões com análises de IA em tempo real.

"A IA física marca um ponto de inflexão para a robótica e as indústrias na América Latina. Com esses novos modelos abertos, estruturas e plataformas de computação, a NVIDIA está democratizando o desenvolvimento de robôs capazes de perceber, raciocinar e agir no mundo real. Isso permitirá que empresas de todos os setores acelerem a inovação, aumentem a produtividade e levem a inteligência artificial do data center até a borda de forma mais eficiente e sustentável", diz Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para a América Latina.

Novos frameworks open source de simulação e computação para desenvolvimento robótico

A simulação escalável é essencial para treinar e avaliar robôs, mas os fluxos de trabalho atuais permanecem fragmentados e difíceis de gerenciar. O benchmarking frequentemente é manual e pouco escalável, enquanto pipelines de ponta a ponta exigem orquestração complexa entre diferentes recursos computacionais.

A NVIDIA lança novos frameworks open source no GitHub que simplificam esses pipelines e aceleram a transição da pesquisa para aplicações no mundo real.

O NVIDIA Isaac Lab-Arena é um framework open source, disponível no GitHub, que fornece um sistema colaborativo para avaliação e benchmarking em larga escala de políticas robóticas em simulação. Desenvolvido em estreita colaboração com a Lightwheel, o Isaac Lab-Arena se conecta a benchmarks líderes do setor, como Libero e Robocasa, padronizando testes e garantindo que as habilidades robóticas sejam robustas e confiáveis antes da implantação em hardware físico.

O NVIDIA OSMO é um framework de orquestração nativo em nuvem que unifica o desenvolvimento robótico em um único centro de comando de fácil utilização. O OSMO permite definir e executar fluxos de trabalho como geração de dados sintéticos, treinamento de modelos e testes software-in-the-loop em diferentes ambientes computacionais — de workstations a instâncias híbridas em nuvem — acelerando os ciclos de desenvolvimento.

O OSMO já está disponível e é utilizado por desenvolvedores de robótica como a Hexagon Robotics, além de estar integrado ao ecossistema Microsoft Azure Robotics Accelerator.

NVIDIA e Hugging Face aceleram o desenvolvimento open source de IA física

A robótica é atualmente a categoria de crescimento mais rápido no Hugging Face, onde os modelos abertos e conjuntos de dados da NVIDIA lideram os downloads dentro de uma comunidade open source em rápida expansão.

Para fortalecer essa comunidade, a NVIDIA está trabalhando com a Hugging Face para integrar tecnologias open source do Isaac e do GR00T ao principal framework open source de robótica, o LeRobot, oferecendo acesso simplificado a ferramentas integradas de software e hardware que aceleram o desenvolvimento de ponta a ponta. Essa colaboração conecta os 2 milhões de desenvolvedores de robótica da NVIDIA à comunidade global de 13 milhões de desenvolvedores de IA da Hugging Face.

Os modelos GR00T N e o Isaac Lab-Arena já estão disponíveis na biblioteca LeRobot para ajustes finos e avaliação. O robô humanoide open source Reachy 2, da Hugging Face, será totalmente interoperável com o computador robótico NVIDIA Jetson Thor™, permitindo que desenvolvedores executem qualquer VLA, incluindo o GR00T N1.6. O robô de mesa Reachy Mini também é totalmente interoperável com o NVIDIA DGX Spark™, possibilitando a criação de experiências personalizadas com grandes modelos de linguagem da NVIDIA, além de modelos abertos de voz e visão computacional executados localmente.

Desenvolvedores de robôs humanoides adotam o NVIDIA Jetson Thor

O NVIDIA Jetson Thor atende às elevadas demandas computacionais de robôs humanoides com capacidade de raciocínio. Na CES, desenvolvedores de humanoides estão apresentando novos robôs de última geração integrados ao Jetson Thor.

A NEURA Robotics está lançando um humanoide de terceira geração com design da Porsche, além de um humanoide de menor porte otimizado para controle de destreza. A Richtech Robotics lança o Dex, um humanoide móvel voltado para manipulação sofisticada e navegação em ambientes industriais complexos. A AGIBOT apresenta humanoides para os setores industrial e de consumo, além do Genie Sim 3.0, uma plataforma de simulação robótica integrada ao Isaac Sim. A LG Electronics revelou um novo robô doméstico projetado para executar uma ampla gama de tarefas residenciais internas.

Boston Dynamics, Humanoid e RLWRLD integraram o Jetson Thor a seus humanoides existentes para aprimorar capacidades de navegação e manipulação.

Levando a IA física à borda industrial

Como um caminho de atualização de alto desempenho e custo eficiente para clientes do NVIDIA Jetson Orin™, o novo módulo NVIDIA Jetson™ T4000 leva a arquitetura NVIDIA Blackwell para máquinas autônomas e robótica geral por US$ 1.999 em volume de 1.000 unidades. Ele oferece até quatro vezes mais desempenho que a geração anterior, com 1.200 TFLOPS FP4 e 64 GB de memória, dentro de um envelope configurável de 70 watts, ideal para aplicações autônomas com restrição energética.

O NVIDIA IGX Thor, que estará disponível ainda este mês, estende a robótica para a borda industrial, oferecendo computação de IA de alto desempenho com suporte a software corporativo e segurança funcional. A Archer está utilizando o IGX Thor para levar IA à aviação, avançando capacidades críticas em segurança aeronáutica, integração ao espaço aéreo e sistemas preparados para autonomia.

Parceiros como AAEON, Advantech, ADLINK, Aetina, AVerMedia, Connect Tech, EverFocus, ForeCR, Lanner, RealTimes, Syslogic, Vecow e YUAN oferecem sistemas baseados no Thor, preparados para aplicações de edge AI, robótica e sistemas embarcados.

Além disso, a Caterpillar está expandindo sua colaboração com a NVIDIA para levar IA avançada e autonomia a equipamentos e canteiros de obras nos setores de construção e mineração. O CEO da Caterpillar, Joe Creed, compartilhará detalhes ao lado de Deepu Talla, vice-presidente de Robótica e Edge AI da NVIDIA, durante um keynote da CES na quarta-feira, 7 de janeiro.

Saiba mais assistindo ao NVIDIA Live na CES.

Imagem em destaque cortesia de Caterpillar (superior esquerdo), LEM Surgical (superior direito), AGIBOT (inferior esquerdo) e Franka Robotics (inferior direito).

 

Sobre a NVIDIA

Desde sua fundação em 1993, a NVIDIA (NASDAQ: NVDA) tem sido pioneira em computação acelerada. A invenção da GPU pela empresa em 1999 estimulou o crescimento do mercado de games para PC, redefiniu a computação gráfica, iniciou a era da IA moderna e tem ajudado a digitalização industrial em todos os mercados. A NVIDIA agora é uma empresa de infraestrutura de computação full-stack com soluções em escala de data center que estão revolucionando o setor. Mais informações em: https://www.nvidia.com/pt-br/.

Acesse também:

Facebook: @NVIDIABrasil

Twitter: @NVIDIABrasil

YouTube: NVIDIA Latinoamérica

Instagram: @NVIDIABrasil

 

Sing Comunicação – Assessoria de imprensa da NVIDIA (divisão Enterprise) no Brasil, México e América Latina

Contato para imprensa: nvidia@singcomunica.com

06/01/2026

 

Determinadas declarações contidas neste comunicado à imprensa, incluindo, entre outras, declarações relativas a: o fato de o “momento ChatGPT” da robótica já ter chegado; avanços em IA física — modelos que compreendem o mundo real, raciocinam e planejam ações — possibilitando aplicações inteiramente novas; o stack completo da NVIDIA, composto por processadores Jetson para robótica, CUDA, Omniverse e modelos abertos de IA física, capacitando nosso ecossistema global de parceiros a transformar indústrias por meio da robótica orientada por IA; os benefícios, impactos, desempenho e disponibilidade dos produtos, serviços e tecnologias da NVIDIA; expectativas em relação aos acordos da NVIDIA com terceiros, incluindo colaboradores e parceiros; expectativas quanto ao desenvolvimento tecnológico; e outras declarações que não constituem fatos históricos, são declarações prospectivas nos termos da Seção 27A do Securities Act de 1933, conforme alterado, e da Seção 21E do Securities Exchange Act de 1934, conforme alterado, estando sujeitas ao “porto seguro” criado por essas seções, com base nas crenças e suposições da administração e nas informações atualmente disponíveis, e sujeitas a riscos e incertezas que podem fazer com que os resultados reais sejam substancialmente diferentes das expectativas.

Fatores importantes que podem fazer com que os resultados reais difiram materialmente incluem, entre outros: condições econômicas e políticas globais; a dependência da NVIDIA de terceiros para fabricar, montar, embalar e testar seus produtos; o impacto do desenvolvimento tecnológico e da concorrência; o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias ou melhorias nos produtos e tecnologias existentes da NVIDIA; a aceitação de mercado dos produtos da NVIDIA ou dos produtos de seus parceiros; defeitos de projeto, fabricação ou software; mudanças nas preferências ou demandas dos consumidores; alterações em padrões e interfaces do setor; perda inesperada de desempenho dos produtos ou tecnologias da NVIDIA quando integrados a sistemas; e mudanças nas leis e regulamentações aplicáveis, bem como outros fatores detalhados periodicamente nos relatórios mais recentes que a NVIDIA apresenta à Securities and Exchange Commission (SEC), incluindo, entre outros, seu relatório anual no Formulário 10-K e seus relatórios trimestrais no Formulário 10-Q. Cópias dos relatórios apresentados à SEC estão disponíveis no site da empresa e podem ser obtidas junto à NVIDIA sem custos.

Essas declarações prospectivas não constituem garantias de desempenho futuro e referem-se apenas à data deste comunicado e, exceto quando exigido por lei, a NVIDIA se exime de qualquer obrigação de atualizar tais declarações prospectivas para refletir eventos ou circunstâncias futuras.

© 2026 NVIDIA Corporation. Todos os direitos reservados. NVIDIA, o logotipo da NVIDIA, DGX Spark, Jetson, Jetson AGX Thor, Jetson Orin, NVIDIA Cosmos e NVIDIA Isaac são marcas comerciais e/ou marcas registradas da NVIDIA Corporation nos Estados Unidos e em outros países. Outros nomes de empresas e produtos podem ser marcas comerciais de suas respectivas empresas. Recursos, preços, disponibilidade e especificações estão sujeitos a alterações sem aviso prévio.


Também encontrado em:


A Sing utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.