Ferramentas de edição com IA, como a Photoroom, reduzem custos e tempo de produção, ampliam diversidade e ajudam PMEs a competir no cenário acelerado do e-commerce

Nos últimos dias, a presença de modelos virtuais gerados por inteligência artificial em campanhas de grandes marcas tem provocado debate no setor de moda. Questões éticas, representatividade e o impacto no mercado de trabalho são alguns dos pontos levantados por profissionais e especialistas.
Paralelamente a esse cenário, um público específico vem se beneficiando diretamente da evolução dessas ferramentas: as pequenas e médias empresas (PMEs) e empreendedores independentes que atuam no e-commerce. Para eles, os modelos virtuais de IA representam a possibilidade de criar imagens profissionais de forma rápida, acessível e adaptável, superando limitações orçamentárias e logísticas comuns em produções tradicionais.
Segundo pesquisa da Etsy, imagens de produtos são o fator número 1 para compradores de e-commerce na hora de decidir pela compra. Um levantamento da Photoroom com vendedores brasileiros indica que 57% trocam as imagens de seus anúncios a cada três meses e 79% utilizam mais de um tipo de fotografia para destacar produtos. Entre as preferências, 36% optam por fundos brancos, 25% preferem fotos ambientadas e 53% valorizam o uso de iluminação diferenciada.
Em um mercado em que consumidores esperam diversidade de corpos, tons de pele e estilos, a IA permite criar representatividade em escala, algo que para muitos pequenos negócios seria inviável com sessões de fotos tradicionais.
“O debate é necessário e deve continuar. Por isso, é importante enxergar que essa tecnologia também pode ampliar o acesso à produção visual de qualidade, algo que antes estava fora do alcance de muitos empreendedores”, afirma Matt Rouif, CEO da Photoroom.
Além disso, estudos mostram que experiências virtuais e “provas” de produtos geradas por IA podem aumentar conversões em até 30% e reduzir devoluções em 20% a 30%.
Para pequenos negócios que vendem em marketplaces e redes sociais no Brasil, a barreira de custos e logística é significativa. Sessões fotográficas tradicionais podem custar de R$ 400 a R$ 1.200 por imagem, considerando equipe, modelos, estúdio e edição.
Imagine Carla, proprietária de uma marca de roupas artesanais em Belo Horizonte, que a cada estação, ela lança cerca de 40 novas peças, mas não tem orçamento para sessões de fotos com modelos e estúdio. Antes, recorria a fotos em cabide ou flat lays, que não competiam visualmente nos marketplaces.
Com modelos virtuais, esses valores caem drasticamente, e as campanhas de Carla podem ser atualizadas em tempo real para todos os formatos, incluindo redes sociais, e acompanhando datas sazonais e mudanças de estoque.
“Pequenas marcas precisam de agilidade para acompanhar o ritmo das redes sociais e das tendências de consumo. A IA não substitui a criatividade e o trabalho humano, mas oferece meios mais rápidos e inclusivos de apresentar produtos ao público”, acrescenta Rouif.
Como funciona na prática
Ferramentas como o Modelo Virtual da Photoroom permitem que o empreendedor produza imagens de moda realistas a partir de fotos planas de produtos. O fluxo de trabalho é simples e pode ser realizado em poucas etapas:
- Capture a imagem do seu produto: Use um fundo simples (branco ou cinza), boa iluminação e um celular com câmera nítida. Deixe a peça sem vincos e bem enquadrada.
- Remova o fundo: Use o Removedor de Fundo para deixar só a peça visível. Para edições em lote entre SKUs, use o Modo em lotepara aplicar configurações consistentes a várias imagens de uma só vez.
- Aplique um modelo virtual: No app Photoroom, abra a ferramenta Modelo Virtual, carregue a imagem e escolha um modelo que combine com seu produto. Veja como fica e gere a imagem final.
- Aprimore seu resultado: Troque o fundo com a ferramenta de Fundos de IA, redimensione para cada plataforma e/ou redes sociais e adicione sombras ou luz para deixar a imagem ainda mais profissional.
- Exportar e usar: Baixe em alta resolução e publique nas suas lojas online, redes sociais e anúncios.
Com esse fluxo de trabalho, um processo que costumava levar semanas e exigir uma equipe de produção completa agora pode ser feito sozinho, em uma única tarde.
Sobre a Photoroom
A Photoroom foi fundada em 2019 e, nos últimos seis anos, conquistou um nicho no espaço da fotografia comercial. A Photoroom obteve sucesso pela primeira vez com seu removedor de fundo, o melhor da categoria. Agora, expandiu sua oferta para incluir um editor de fotos em lote e ofertas de IA generativas e agora a automação de Visual Ads. Processando mais de 7 bilhões de imagens por ano, a Photoroom está disponível em dispositivos móveis, na Web e através de uma API em mais de 180 países. A aplicação Photoroom foi descarregada mais de 300 milhões de vezes. A Photoroom está sediada em Paris e conta com uma equipa global de mais de 100 funcionários.
Para obter mais informações sobre a Photoroom, acesse https://www.photoroom.com/pt-br e o Instagram @Photoroom.Brasil.
Sing Comunicação – Assessoria de imprensa da Photoroom no Brasil.
Contato para imprensa: photoroom@singcomunica.com.br
02/09/2025

