Reciclus amplia pontos de coleta de lâmpadas em Minas Gerais em atendimento à nova norma ambiental

Iniciativa atende à Deliberação COPAM nº 249 e amplia a logística reversa de lâmpadas com mercúrio em municípios mineiros

A Reciclus, entidade gestora responsável pelo sistema de logística reversa de lâmpadas no Brasil, está ampliando a implantação de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) em Minas Gerais, em atendimento à Deliberação Normativa COPAM nº 249, de 30 de janeiro de 2024, que regulamenta os Sistemas de Logística Reversa (SLR) no estado. 

A iniciativa tem como objetivo expandir a rede de coleta em diversos municípios mineiros, fortalecendo a economia circular, apoiando o cumprimento das metas ambientais estabelecidas pela norma estadual e contribuindo para a correta destinação de resíduos perigosos. 

Com a chegada de novos PEVs, a população passa a contar com locais adequados para o descarte de lâmpadas que contêm mercúrio em sua composição, como lâmpadas fluorescentes compactas e tubulares, de vapor de sódio, vapor de mercúrio e de luz mista. A medida reduz riscos ao meio ambiente e à saúde pública, ao mesmo tempo em que fortalece o papel do comércio local como parceiro ativo da sustentabilidade e do cumprimento da legislação local e da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). 

Podem integrar a rede de Pontos de Entrega Voluntária da Reciclus comerciantes varejistas de lâmpadas com lojas físicas sediadas em Minas Gerais, localizados em municípios que compõem a meta de implementação de 2026, especialmente aqueles com mais de 20 mil habitantes que ainda não possuem PEVs instalados. 

“A ampliação dos pontos de coleta em Minas Gerais é fundamental para garantir que a população tenha acesso a um descarte seguro e ambientalmente correto, ao mesmo tempo em que apoiamos os municípios e o comércio no cumprimento da legislação ambiental”, afirma Camilla Horizonte, gerente executiva da Reciclus.

Estabelecimentos interessados em se tornar um Ponto de Entrega Voluntária podem entrar em contato com a Reciclus pelo e-mail parceiros@reciclus.org.br, informando o segmento do comércio e a cidade de atuação. A equipe técnica da entidade realiza a análise de viabilidade e orienta sobre os próximos passos para integração à rede. 

Municípios de Minas Gerais contemplados nesta etapa da expansão: 
Abaeté; Aimorés; Além Paraíba; Araçuaí; Arcos; Bambuí; Barão de Cocais; Betim; Boa Esperança; Bocaiúva; Brasília de Minas; Buritis; Buritizeiro; Caeté; Cambuí; Campestre; Campo Belo; Campos Gerais; Capelinha; Carangola; Carmo do Cajuru; Carmo do Paranaíba; Carmo do Rio Claro; Cataguases; Caxambu; Conceição das Alagoas; Conselheiro Lafaiete; Coração de Jesus; Corinto; Coromandel; Coronel Fabriciano; Diamantina; Divino; Divinópolis; Ervália; Espera Feliz; Espinosa; Extrema; Francisco Sá; Ibiá; Ibirité; Igarapé; Inhapim; Itajubá; Itamarandiba; Itambacuri; Itapecerica; Iturama; Jacutinga; Jequitinhonha; João Pinheiro; Juatuba; Juiz de Fora; Lagoa da Prata; Lajinha; Lambari; Manhuaçu; Mateus Leme; Minas Novas; Monte Alegre de Minas; Monte Azul; Monte Carmelo; Monte Santo de Minas; Monte Sião; Muzambinho; Nova Lima; Novo Cruzeiro; Paraguaçu; Paraopeba; Passos; Pedra Azul; Pitangui; Poços de Caldas; Porteirinha; Raul Soares; Rio Pardo de Minas; Sabará; Sacramento; Santa Bárbara; Santana do Paraíso; Santa Vitória; Santo Antônio do Monte; São Francisco; São João da Ponte; São João do Paraíso; São Joaquim de Bicas; São José da Lapa; Sarzedo; Serro; Sete Lagoas; Timóteo; Três Pontas; Tupaciguara; Ubá; Varginha; Vazante; Vespasiano; Viçosa; Visconde do Rio Branco. 

A estratégia integra também o Programa Reciclus Educa, que apoia os municípios com materiais e ações de educação ambiental, para crianças, adolescentes e educadores(as), contribuindo para a transformação do conhecimento em prática cotidiana. 

Como apoio à expansão da rede fixa, a Reciclus mantém a coleta itinerante, voltada a instituições públicas e/ou sem fins lucrativos. Para a solicitação desse serviço é necessário o preenchimento do formulário de interesse: https://bit.ly/coletapontual 

 
Sobre a Reciclus  

Desde 2017, a Reciclus – Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa de Produtos de Iluminação – desempenha o papel de entidade gestora da logística reversa de lâmpadas com mercúrio no Brasil. A organização operacionaliza a coleta segura, o transporte e a destinação adequada em parceria com recicladoras e transportadoras homologadas. Desde o início de suas operações, foram coletadas mais de 53 milhões de lâmpadas fluorescentes, nos quase 4 mil pontos de entrega da Reciclus. Comprometida com a Educação Ambiental, a associação possui o Programa Reciclus Educa que tem como objetivo a produção e disseminação de conhecimento e conscientização ambiental, especialmente para crianças e jovens. O Programa oferece gratuitamente materiais de Educação Ambiental para escolas públicas e privadas, prefeituras e secretarias de educação e meio ambiente. Atualmente, a iniciativa soma mais de 185 mil materiais distribuídos por todo o Brasil, além de mais de 3 mil educadores(as) capacitados(as) por meio do curso gratuito oferecido pelo Programa. 

 
Materiais do Programa Reciclus Educa:  

A Cartilha do Bem: aprendendo a cuidar do meio ambiente 

Revista em quadrinhos Turma da Mônica: Uma ideia brilhante 

E-book Investigar, Sentir e Pertencer 

 

Para mais informações, acesse:   

Site: https://reciclus.org.br/   

LinkedIn - https://www.linkedin.com/company/reciclusoficial/   

YouTube - https://www.youtube.com/@ReciclusOficial/videos   

Instagram - https://www.instagram.com/reciclus.oficial/   

Facebook - https://www.facebook.com/Reciclus   

TikTok - https://www.tiktok.com/@reciclus   

X - https://twitter.com/Reciclus   

Threads - https://www.threads.net/@reciclus.oficial    

 

Sing Comunicação – Assessoria de imprensa da Reciclus no Brasil.

Contato para imprensa: reciclus@singcomunica.com.br

09/02/2026


Também encontrado em:


A Sing utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.