Sustentabilidade em 2026: educação ambiental e logística reversa no centro das decisões

*João Pedro Gomes dos Santos  

A sustentabilidade é um dos temas centrais do desenvolvimento social, econômico e ambiental. Para este ano, a pauta continua firme e ganha novos contornos, sendo impulsionada por desafios globais que pedem cada vez mais urgência.

Porém, mais do que promover a discussão, o foco é a consolidação de práticas de educação ambiental com responsabilidade compartilhada e soluções estruturais, como é o caso da logística reversa.

Nesse cenário, a sustentabilidade vem se consolidando como um princípio que orienta pensamento e ação de forma indissociável, presente tanto no cotidiano das pessoas quanto nas decisões de empresas e do poder público. Educação Ambiental, Economia Circular, Rastreabilidade de Resíduos e logística reversa seguem entre os temas que pautam debates e, principalmente, iniciativas concretas ao longo do ano. São frentes já em movimento, que fortalecem continuamente a construção de uma cultura ambiental sólida, duradoura e incorporada às nossas rotinas e estruturas sociais.

O ano de 2026 traz a educação ambiental com ainda mais destaque. Segundo o relatório  “Sustentabilidade no Setor de Educação: Estatísticas”, publicado em 2025, 68% das instituições educacionais pretendiam integrar sustentabilidade em seus currículos até 2025, além de cerca de 70% considerar o tema como prioridade central. Com vistas, por exemplo, para a conscientização a respeito do descarte correto de resíduos perigosos, como é o caso da lâmpada fluorescente – da qual a Reciclus é a entidade gestora –, esse contexto revela a importância de iniciativas que viabilizam a coleta e destinação ambientalmente correta desses resíduos. Assim, o debate avança para além da informação, promovendo a mudança de comportamento, desenvolvendo o senso de pertencimento e a responsabilidade para com o meio ambiente. Programas educativos como o Reciclus Educa, fortalecem a compreensão sobre o papel da coletividade na preservação ambiental. Cada escola e comunidade é protagonista nesse processo, atuando como agente multiplicador de conhecimento. E a ideia é que cada vez mais crianças e adolescentes cresçam com esses hábitos e valores consolidados.

A logística reversa se consolida como um pilar neste ano, cada vez mais associado à economia circular, propondo a reinserção de resíduos na cadeia produtiva e auxiliando na redução dos impactos ambientais. Em 2024, 85% das indústrias brasileiras já adotavam práticas sustentáveis, incluindo logística reversa e reciclagem, de acordo com levantamento realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Portanto, empresas devem ampliar seus investimentos no setor, principalmente após a COP30.

Para a Reciclus, entidade gestora da logística reversa de lâmpadas com mercúrio no Brasil, o compromisso com a educação ambiental segue intacto, entendendo que a transformação sustentável começa pelo conhecimento. Por meio de iniciativas regionais e do Programa Reciclus Educa, a associação realiza a coleta de lâmpadas fluorescentes e amplia o acesso a conteúdos que estimulam a consciência ambiental desde a infância.

Com a participação ativa de todos os setores da sociedade e o fortalecimento de iniciativas, é possível avançar na construção de um modelo de desenvolvimento mais responsável, inclusivo e sustentável para todos.

*João Pedro Gomes dos Santos é Engenheiro Ambiental da Reciclus.

 

Sobre a Reciclus

Desde 2017, a Reciclus – Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa de Produtos de Iluminação – desempenha o papel de entidade gestora da logística reversa de lâmpadas com mercúrio no Brasil. A organização operacionaliza a coleta segura, o transporte e a destinação adequada em parceria com recicladoras e transportadoras homologadas. Desde o início de suas operações, foram coletadas mais de 53 milhões de lâmpadas fluorescentes, nos quase 4 mil pontos de entrega da Reciclus. Comprometida com a Educação Ambiental, a associação possui o Programa Reciclus Educa que tem como objetivo a produção e disseminação de conhecimento e conscientização ambiental, especialmente para crianças e jovens. O Programa oferece gratuitamente materiais de Educação Ambiental para escolas públicas e privadas, prefeituras e secretarias de educação e meio ambiente. Atualmente, a iniciativa soma mais de 185 mil materiais distribuídos por todo o Brasil, além de mais de 3 mil educadores(as) capacitados(as) por meio do curso gratuito oferecido pelo Programa.


Materiais do Programa Reciclus Educa:

A Cartilha do Bem: aprendendo a cuidar do meio ambiente

Revista em quadrinhos Turma da Mônica: Uma ideia brilhante

E-book Investigar, Sentir e Pertencer

 

Para mais informações, acesse: 

Site: https://reciclus.org.br/ 

LinkedIn - https://www.linkedin.com/company/reciclusoficial/ 

YouTube - https://www.youtube.com/@ReciclusOficial/videos 

Instagram - https://www.instagram.com/reciclus.oficial/ 

Facebook - https://www.facebook.com/Reciclus 

TikTok - https://www.tiktok.com/@reciclus 

X - https://twitter.com/Reciclus 

Threads - https://www.threads.net/@reciclus.oficial  

 

Sing Comunicação – Assessoria de imprensa da Reciclus no Brasil.

Contato para imprensa: reciclus@singcomunica.com.br

28/01/2026


Também encontrado em:


A Sing utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.