Atos e NVIDIA avançam em pesquisas climática e de saúde com computação em exaescala

Parceria resultou na abertura de um novo laboratório de excelência em IA para resolver desafios científicos em escala com a ajuda da computação de alto desempenho e da IA

A Atos e a NVIDIA anunciam o lançamento do Excellence AI Lab (EXAIL), que reúne cientistas e pesquisadores para ajudar no avanço de tecnologias de computação, educação e pesquisa, na Europa. Os primeiros projetos de pesquisa do laboratório se concentrarão em cinco áreas principais possibilitadas por avanços em computação de alto desempenho e IA: pesquisa climática, área da saúde e genômica, hibridização com computação quântica, IA de ponta/visão computacional e segurança cibernética.

A Atos desenvolverá um supercomputador BullSequana X de classe exascale com CPU Grace da NVIDIA, a GPU de próxima geração da NVIDIA, Atos BXI Exascale Interconnect e a plataforma de rede NVIDIA Quantum-2 InfiniBand.

“O novo laboratório apresenta um potencial gigantesco na pesquisa e solução de diversas questões de necessidade humana da atualidade. Sobretudo quando falamos de avançar rapidamente em descobrir meios de lidar com o clima, tão afetado pela ação humana, e em como ser mais eficientes e velozes nas pesquisas médicas, intensamente necessárias nos tempos atuais”, comenta Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.

“As ações conjuntas da Atos e da NVIDIA na Europa fortalecem o relacionamento entre as empresas na região Sul-Americana. Nossa intenção é continuar estreitando esses laços, a fim de integrar e desenvolver a comunidade científica regional para que ela possa usufruir de ferramentas e suporte em laboratórios locais, visando atender às necessidades particulares da nossa região”, afirma Luis Casuscelli, diretor de Big Data e Cibersecurity da Atos para a América do Sul.

Prevendo e lidando com mudanças climáticas

Em um esforço para prever com mais precisão as mudanças climáticas, os pesquisadores da Atos e da NVIDIA executarão novos modelos de IA e deep learning no supercomputador mais rápido da Europa, que fica no Jülich Supercomputing Center. Esses modelos em escala gigante podem ser usados para prever a evolução de eventos climáticos extremos e sua mudança de comportamento devido ao aquecimento global. Além disso, eles se beneficiarão muito da computação de classe exaescala.

O sistema JUWELS Booster, baseado na plataforma BullSequana XH2000 da Atos, com mais de 2,5 exaflops de IA, 3.744 GPUs NVIDIA A100 Tensor Core e rede NVIDIA Quantum InfiniBand, ajudará a fornecer uma compreensão mais profunda das mudanças climáticas e previsões de eventos de longo prazo mais precisos, como furacões, precipitações extremas e ondas de calor e frio.

“A Atos está fortemente comprometida com seus objetivos de descarbonização, que são compensar todas as nossas emissões residuais até 2028 para atingir 'zero líquido' e atingir a meta do SBTi de reduzir as emissões globais de carbono sob nosso controle e influência em 50% até 2025”, conta Andy Grant, vice-presidente de vendas globais de HPC, AI e Quantum da Atos. “Muitos centros importantes de modelagem climática, como Meteo France, DKRZ, KNMI e AEMet, estão usando nossos supercomputadores BullSequana para executar seus grandes modelos meteorológicos e climáticos, e o anúncio atual da EXAIL é uma demonstração clara de nosso compromisso, um ano após a criação de nosso Centro de Excelência em Modelagem de Tempo e Clima com ECMWF”.

“A mudança climática intensifica e aumenta a frequência de eventos climáticos extremos que afetam regiões inteiras, custando a governos e economias centenas de bilhões a cada ano”, afirma Ian Buck, vice-presidente e gerente geral de computação acelerada da NVIDIA. “O objetivo do EXAIL é avançar em pesquisas vitais para enfrentar os desafios globais urgentes em torno das mudanças climáticas.”

Acelerando a pesquisa médica com HPC, Quantum e IA

A superalimentação das descobertas médicas com a genômica computacional está revolucionando a descoberta de medicamentos e a saúde. O Centro de Excelência em Ciências da Vida da Atos fez uma parceria com 40 instituições renomadas para alavancar HPC, computação quântica e IA para o avanço de imagens médicas, genômica e farmacêutica. O framework da aplicação de saúde NVIDIA Clara™ oferece desempenho de supercomputação para aplicativos de genômica, imagens de saúde e química computacional.

A EXAIL aproveitará as soluções de computação avançadas da Atos e o NVIDIA Clara para ajudar os pesquisadores e provedores da área da saúde a acelerarem a descoberta de medicamentos e projetarem soluções de diagnóstico avançadas usando plataformas integradas, no edge, no data center e no cloud.

Avançando na pesquisa quântica

A computação quântica tem potencial para resolver problemas complexos em áreas como descoberta de medicamentos, pesquisa climática, machine learning, logística e finanças. Mas ainda há muita pesquisa antes que os computadores quânticos se tornem viáveis.

O Quantum Learning Machine da Atos, um dispositivo de simulação e desenvolvimento de software quântico para a era do computador quântico que se aproxima, permite que pesquisadores e engenheiros desenvolvam e experimentem softwares quânticos. Ele usa GPUs da NVIDIA para ajudar a aumentar significativamente a velocidade e a escala das simulações quânticas. Isso irá acelerar a pesquisa em algoritmos quânticos, ciência de computação quântica, novas arquiteturas de processadores quânticos e arquiteturas de sistemas híbridos de GPU quântica.

Acelerando a visão computacional

Usando dispositivos no edge da Atos, como o BullSequana Edge, que roda em DPUs NVIDIA BlueField®, as equipes de pesquisa da EXAIL trabalharão juntas para acelerar a visão computacional e a infraestrutura sem fio 5G. Seis laboratórios Atos em todo o mundo dedicados à visão computacional serão equipados com a mais recente tecnologia NVIDIA Fleet Command™ para implantação e gerenciamento seguros de aplicações de IA em toda a infraestrutura distribuída no edge.

Avanço da segurança cibernética zero-trust

Além disso, as equipes de pesquisa do EXAIL desenvolverão uma nova plataforma de cibersegurança zero-trust e data centers para edge aproveitando o framework de IA aberta NVIDIA Morpheus, bem como novos modelos de IA para detectar instantaneamente novas ameaças de cibersegurança.

 

Sobre a NVIDIA

A invenção da GPU pela NVIDIA (NASDAQ: NVDA), em 1999, estimulou o crescimento do mercado de games para PC e redefiniu a computação gráfica moderna, computação de alto desempenho e Inteligência Artificial. O trabalho pioneiro da empresa em computação acelerada e IA tem revolucionado setores de trilhões de dólares, como transporte, saúde e manufatura, enquanto incentiva o crescimento de muitos outros mercados. Saiba mais em: http://nvidianews.nvidia.com/

Acesse também:

Site oficial da NVIDIA no Brasil: https://www.nvidia.com/pt-br/ 

Facebook: @NVIDIABrasil

Twitter: @NVIDIABrasil

 

Informações para a Imprensa:

Sing Comunicação de Resultados

13/12/2021


Também encontrado em: