Save Me Teacher, plataforma especializada em inglês para o trabalho, te explica, na prática, como incluir o idioma na rotina - e no seu LinkedIn
Seja no planejamento ou na melhoria de cada experiência do usuário, o papel do profissional de UX (User Experience) é pensar em soluções que atendam às necessidades em cada contexto. Para quem busca uma oportunidade na área, é fundamental otimizar o perfil no LinkedIn e direcioná-lo estrategicamente para as vagas desejadas. E, claro, o inglês deve ser um grande aliado nessa jornada.
O inglês é fundamental para quem atua com UX Design, já que grande parte das ferramentas e tecnologias da área são desenvolvidas nesse idioma. Além disso, uma comunicação eficaz com clientes e equipes internacionais depende diretamente do domínio do inglês. Ter um bom nível no idioma permite se destacar no mercado, acessar oportunidades globais e ampliar as chances de sucesso na carreira.
A partir disso, a Save Me Teacher, plataforma especializada em cursos de inglês voltados para o ambiente profissional, reuniu algumas dicas para ajudar você a criar e otimizar seu perfil no LinkedIn, deixando-o mais atrativo para recrutadores e aumentando suas chances de conquistar boas oportunidades na área. Confira:
Tenha um perfil bilíngue: mesmo mantendo seu perfil principal em sua linguagem nativa, nesse caso o português, uma boa estratégia é adicionar um perfil novo em inglês na mesma conta que a no idioma original, usando essa funcionalidade do LinkedIn. Fazer isso vai ampliar ainda mais suas chances de aparecer em buscas feitas nos dois idiomas, aumentando sua visibilidade para recrutadores e contatos internacionais.
Evite ter apenas um perfil em inglês: o LinkedIn serve também como um espaço de networking, e é muito importante que seus colegas brasileiros possam se lembrar de você e te indicar em futuras oportunidades. Manter apenas um perfil em inglês pode fazer com que alguns deles não entendam seu perfil por completo. Ter os dois te trará segurança e uma dupla visibilidade, nacional e internacional.
Destaque tecnologias e linguagens com as quais você trabalha: recrutadores usam termos do seu convívio profissional como palavras-chave durante a busca por um UX Designer. Pense estrategicamente e coloque tanto a linguagem quanto os termos e tecnologias de sua rotina em sua headline, em seu resumo profissional – o sobre - e em suas experiências profissionais. Dessa forma, aumentará as chances de ser encontrado por algum recrutador.
Distribua palavras-chave estratégicas ao longo de todo o perfil: o LinkedIn também funciona como um mecanismo de busca. Então para encontrar as melhores palavras-chave, analise descrições de vagas em inglês que interessar a você e use a IA como sua aliada para extrair termos mais relevantes e de acordo com a sua necessidade. Assim que as tiver, coloque-as em seu perfil.
Deixe seu portfólio visível: para que um recrutador tenha fácil acesso aos projetos e conquistas que realizou em sua carreira, adicione também links no campo “Sobre” e nas experiências profissionais que possui. Você pode anexar PDFs, vídeos e até apresentações. Pense que seu portfólio deve ser um cartão de visitas, então precisa estar visível aos olhos de quem ainda não te conhece e quer conhecer.
Fale sobre suas soft skills: Profissionais de UX costumam focar apenas nos conhecimentos técnicos, mas as habilidades interpessoais do designer são um diferencial mais do que importante para recrutadores que estiverem de olho em você. Aproveite a oportunidade para destacar seu trabalho em equipe, comunicação e como age em momentos de liderança, por exemplo.
Está migrando para UX? Agora, se você está começando na área e ainda não possui uma experiência direta, não se preocupe: ainda poderá destacar habilidades transferíveis, ou seja, as soft skills comentadas no item anterior, que certamente você já as possui através da experiência vinda de outras áreas. Exemplos: foque em sua boa comunicação, no trabalho em equipe, na resolução de problemas, e até mesmo na empatia e no pensamento crítico. Uma vez que tiver as habilidades listadas, inclua isso em seu resumo (Sobre).
Colocou as dicas em prática? Ainda não acabou: otimizar seu perfil do LinkedIn em inglês é um processo contínuo, então garanta uma revisão adequada e atualize sempre que necessário suas informações, assim seu perfil estará sempre visível para novos recrutadores. Se encontrar a oportunidade, por que não buscar um feedback para colegas e mentores? Vai melhorar ainda mais sua presença online e ainda manterá uma boa relação com a pessoa que o auxiliar.
Com cada avanço, sua confiança e dedicação como UX Designer cresce. Assim, se destacar no mercado de trabalho torna-se apenas uma questão de tempo.
Sobre a Save Me Teacher
A Save Me Teacher é uma plataforma que oferece cursos de inglês voltados para o trabalho. O Business English tem o poder de transformar carreiras e, consequentemente, garantir liberdade geográfica e financeira aos estudantes. A plataforma conta com cinco opções de cursos atualmente, que têm como objetivo preparar o usuário para a rotina profissional, entrevistas de emprego na língua estrangeira, impulsionar o inglês, viagens internacionais, cursos preparatórios de proficiência, formulação do currículo, entre outras habilidades. Além disso, é possível encontrar consultorias sob medida. De forma didática, libertadora e rápida, sem a necessidade de formações de longa extensão, a Save Me Teacher já auxiliou mais de 7 mil alunos. Além disso, por meio das redes sociais, sua fundadora, Carla D’Elia, oferece conteúdo simplificado e gratuito com dicas sobre o idioma.
Podcast – Site – Instagram – LinkedIn – YouTube – Facebook
Informações para a imprensa:
Sing Comunicação de Resultados
savemeteacher@singcomunica.com.br
17/07/2025