Chá de realidade: por que 2026 vai premiar marcas que trocam “estética perfeita” por presença de verdade

O TikTok acaba de lançar seu relatório de tendências para 2026, o ‘TikTok Next’, recheado de dados, temas e implicações práticas para comunicação. Entre os principais insights, resolvi começar destacando o indicador que, na minha visão, tem mais impacto imediato para PR, Social e Influencers: este será o ano do “Chá de realidade”, com o público buscando menos fantasia, e mais ‘a vida como ela é’. 

Por anos, a internet ensinou marcas a perseguirem um ideal aspiracional e impecável ao mesmo tempo em que, do outro lado da tela, a vida ficou menos editável. Rotinas apertadas, picos de ansiedade, economia oscilando, excesso de estímulos: tudo isso não fez a fantasia desaparecer, mas a tirou do monopólio da atenção. 

Desta vez, está claro que as audiências deverão buscar se realinhar em meio ao caos para “criar novas realidades”. O público agora quer voltar a ser visto, acolhido e entendido pelas marcas e criadores de conteúdo. 

Não por acaso, o relatório aponta crescimento de conteúdos ligados ao “lock in” e ao cotidiano sem filtro. Entre assuntos em alta na plataforma, ele cita, por exemplo, #lockedin (648 mil postagens), #higiene (149 mil) e #joblife (235 mil), além da evolução da #worklife (5,2 milhões de postagens) com rotinas profissionais e novas perspectivas. Em outras palavras: a vida real virou pauta — e pauta consistente. 

Mas o que isso muda no jeito de fazer marca? Talvez uma importante provocação ao atalho que se tornou a utilização do verbo “humanizar” nas campanhas e na comunicação das marcas com o público. O relatório é bastante direto ao dizer que humanizar não é colocar um avatar ou chatbot no ar; é ouvir, aprender e compartilhar histórias reais sobre como as pessoas se sentem. 

E isso deverá reorganizar três frentes no conteúdo de marcas: tom, formato e interação. Em 2026, quem se comunicar como parte do mesmo contexto do público (com humor, autoconsciência e utilidade emocional), ganhará espaço com o público que já consegue perceber quando marcas “performam empatia”. Conteúdo contínuo também será mais valorizado, já que a confiança do público é mais bem acumulada de forma recorrente, especialmente se inseridos como parte de uma rotina real. 

O relatório também traz um dado interessante em relação ao impacto do relacionamento entre público e marcas: usuários do TikTok têm 1,4 vez mais probabilidade de voltar a comprar de marcas quando os anúncios permitem interação com a marca (por exemplo, comentários ou cocriação), segundo TikTok Marketing Science (estudo global de 2025 com resultados do Brasil, conduzido pela Kantar). 

Selecionar “Chá de realidade” como tópico de destaque do ano pode parecer polêmico, mas o ponto principal a ser observado nos dados é o contexto. O que o TikTok Next 2026 reforça para quem trabalha com branding é que chegou a hora de parar de fingir que o mundo está “em paz” e criar comunicação que reconhece a realidade, sem otimismo artificial e sem pose. 

Na Sing, por exemplo, onde lidamos com marcas de tecnologia e entretenimento, prestar atenção no “mindset” atual é importante acelerar confiança nas marcas tecnológicas, já que promessa de facilitar a vida só convence quando aparece aplicada ao caos real; e para emocionar, reforçando a importância de ações, comunicação e produtos que façam com que o público se sinta parte do universo de suas marcas de entretenimento favoritas. 

E o dado de comunidade reforça o tamanho da oportunidade: Millennials e Gen Z esperam que as marcas tenham uma comunidade forte e têm 1,7 vez mais chances do que usuários Gen X+ de experimentar uma marca nova por causa da comunidade em torno dela (TikTok Marketing Science, 2025, resultados do Brasil, Kantar). 

Se 2026 é sobre se realinhar “em meio ao caos”, marcas que aparecem só em bursts publicitários tendem a soar distantes. O “Chá de realidade” puxa para consistência: presença, frequência e participação de verdade. 

Marinna Cortez 

02/02/2026

 

Sing Comunicação - Agência de PR no Brasil, México e Latam, especializada em tecnologia, inteligência artificial, assessoria de imprensa, gestão de reputação de marcas e estratégias de mídia para empresas globais.

PR Agency Brazil | PR Agency Latam |


Também encontrado em:


A Sing utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.