Educação ambiental e as infâncias: práticas para vivências mais significativas

A educação ambiental com as crianças vai muito além de ensinar a separar diferentes tipos de resíduos, falar sobre apagar a luz ao sair do quarto ou fechar a torneira durante a escovação dos dentes. É, na verdade, sobre estimular o sentimento de pertencimento e consciência ambiental desde os primeiros anos de vida, contribuindo para a construção de sujeitos críticos e sensíveis às questões ambientais, especialmente no que toca à realidade de cada um(a).     

Pesquisas recentes reforçam a importância de experiências ambientais quando ainda somos crianças. Um relatório de 2021, da UNESCO, intitulado "Educação para o Desenvolvimento Sustentável", destaca que crianças expostas a práticas ambientais significativas, e em consonância com sua realidade, têm maior propensão a desenvolver comportamentos sustentáveis ao longo da vida. Ainda segundo o estudo, quando a educação ambiental está integrada ao planejamento pedagógico, de forma    participativa, aumenta o engajamento de crianças e jovens.

Essa constatação nos leva a um ponto essencial: as crianças aprendem sobre o meio ambiente brincando e vivendo o meio ambiente. Não basta ensinar, é preciso criar experiências que envolvam os sentidos, a emoção e a coletividade.

Entre as práticas mais potentes para isso está o contato direto com a natureza. Hortas escolares, visitas a parques, atividades de observação de insetos, plantas ou ciclos naturais são estratégias simples, mas de enorme valor. A criança precisa sentir o cheiro da terra, observar o voo de uma borboleta, perceber a transformação de uma semente em planta. É por meio dessas vivências que ela desenvolve pertencimento, vínculo e responsabilidade.

Portanto, a educação ambiental deve ser lúdica para que as experiências sejam significativas. Outro caminho interessante é o da contação de histórias com temáticas ambientais, fazendo florescer tanto o imaginário infantil como a consciência ecológica.

Além disso, projetos interdisciplinares envolvendo ciências, artes e outras áreas do conhecimento são muito valiosos. Quando uma criança brinca nos espaços externos da instituição educativa e, depois, faz uma pintura com tinta de urucum ou uma escultura de argila sobre as suas brincadeiras, ela está, ao mesmo tempo, internalizando e externalizando a consciência ambiental de forma afetiva e crítica.     

A educação ambiental deve ser também coerente com o cotidiano escolar e familiar. Crianças aprendem pelo exemplo. Por isso, tanto a comunidade escolar como as famílias também precisam assumir esse compromisso.

Um bom exemplo de como atitudes simples podem gerar grandes impactos está no descarte correto de lâmpadas fluorescentes. Muitas pessoas não sabem, mas esse resíduo contém mercúrio, um metal pesado e tóxico tanto para o meio ambiente como para a saúde humana. Quando crianças e jovens aprendem sobre a importância do descarte ambientalmente correto da lâmpada fluorescente, elas levam esse conhecimento para as famílias e, naturalmente, tornam-se multiplicadoras de consciência ambiental. Por essa razão, a Reciclus - associação responsável pela logística reversa de lâmpadas fluorescentes no Brasil - acredita tanto na educação ambiental e fortalece ações educativas por meio do Programa Reciclus Educa, com materiais gratuitos.     

A educação ambiental, quando bem conduzida, não ensina apenas a cuidar do meio ambiente, mas também desenvolve valores, como empatia, cooperação e justiça social. E se você é educador(a) ou pessoa interessada na temática, recomendamos o novo e-book gratuito do Programa Reciclus Educa: Investigar, sentir e pertencer: A construção da educação ambiental com as crianças. Um material para inspirar, e somar, as suas práticas educativas!

Nós, educadores(as) e comunicadores(as), precisamos abrir espaço para a escuta sensível das crianças, valorizar seus saberes e proporcionar vivências que façam sentido para elas.

Que a infância não gere apenas uma lembrança de um contato ocasional com a natureza e o meio ambiente, mas uma relação mais profunda e transformadora com o mundo ao redor.

*Juliana Cândido é Consultora de Comunicação Educacional da Reciclus.

Sobre a Reciclus

Desde 2017, a Reciclus – Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa de Produtos de Iluminação – atua como entidade gestora da logística reversa de lâmpadas com mercúrio no Brasil. A organização operacionaliza a coleta segura, o transporte e a destinação adequada em parceria com recicladoras e transportadoras homologadas. Comprometida com a construção da Educação Ambiental, concentra esforços na produção e disseminação de conhecimento, especialmente para crianças e jovens. Desde o início de suas operações, foram coletadas mais de 48,5 milhões de lâmpadas fluorescentes nos mais de 3,8 mil pontos de coleta disponibilizados pela Reciclus.

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26/05/2025


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