Comunicação que conecta: boas práticas com clientes e jornalistas

Na última semana, recebemos na Sing Comunicação Arianna Ortolani, profissional com mais de 18 anos de experiência em Relações Públicas e passagens por Weber Shandwick, Sing Comunicação, Fleishman, Edelman e Mercado Livre – Mercado Pago. 

Arianna é conhecida por sua habilidade em construir relações sólidas e verdadeiras, seja com clientes, jornalistas ou times internos. Com uma abordagem humana e estratégica, ela compartilhou com a equipe sua visão sobre como criar conexões reais com stakeholders e transformar a comunicação em uma ferramenta de confiança, escuta e construção. 

Durante o papo, ela destacou quatro pilares que guiam seu trabalho e ajudam a fortalecer relações duradouras. São eles: 

  1. Conhecimento

Saber do que se está falando — ou ir atrás disso — é o primeiro passo para gerar confiança. Informação sólida e contexto são essenciais para relações transparentes. 

  1. Habilidade

Comunicar com clareza, escutar com atenção, adaptar a mensagem para quem está do outro lado. Tudo isso é habilidade — e se desenvolve com prática e intenção. 

  1. Atitude

Postura, segurança e iniciativa contam muito. Ter atitude é estar presente, se posicionar, fazer acontecer e buscar soluções mesmo diante dos desafios. 

  1. Autenticidade

Falar com verdade e empatia é o que gera conexão de verdade. Autenticidade cria laços que resistem ao tempo — e às crises. 

É sempre muito importante estar atento às conexões que estamos fazendo e, como relações públicas e assessores de imprensa, somos o elo entre duas pontas: clientes e jornalistas. Por isso também precisamos estar atentos ao que podemos e ao que não devemos fazer frente a um cliente e/ou um jornalista. Vamos a algumas dicas: 

O que não fazer com um cliente? 

Repetir perguntas, atrasar entregas, mandar materiais sem revisão… são erros básicos, mas que podem minar a confiança. Ainda pior: tratar o cliente de forma genérica, no modo automático. Estar atento ao momento, ao contexto e à necessidade específica faz toda a diferença. 

E com o jornalista? 

A relação com jornalistas também exige cuidado e respeito. Enviar pautas sem contexto, ser insistente ou desorganizado prejudica mais que ajuda. Por outro lado, conhecer o trabalho do jornalista, trazer informações relevantes e estar disponível para colaborar constrói parcerias valiosas. 

O papel da agência 

A agência é um elo estratégico. Precisa ser confiável, organizada e próxima. Especialmente em momentos desafiadores, como crises ou mudanças de rumo, é a parceria e a comunicação clara que sustentam a relação. 

Mais que executar, é preciso propor. Ter iniciativa, olhar com atenção, cuidar dos detalhes. Quando a gente entende o impacto das nossas entregas, entendemos também o nosso papel na construção de algo maior. 

No fim, tudo é sobre pessoas 

Arianna é jogadora de vôlei de praia 35+, apaixonada por cachorros, crianças, MPB, filmes, séries, livros e pela vida. Ama estar com pessoas e na natureza — especialmente na praia. E isso transparece em tudo que faz: nas relações que constrói, nas crises que ajuda a resolver e na forma como comunica com verdade e leveza. 

Foi um encontro inspirador.


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