Especialista dá cinco dicas para criadores de conteúdo conquistarem fãs nas redes sociais

Criador de conteúdo ensina como desenvolver consciência de marca e fidelizar público, conduzindo seguidores em uma jornada de conexões significativas e duradouras

As redes sociais são ótimas ferramentas para divulgar trabalhos criativos, especialmente quando se trata de uma carreira freelancer. Porém, como se destacar na multidão de conteúdo que está em constante guerra com o temido algoritmo? O ilustrador, designer e podcaster Andy J. Pizza propõe a solução: construindo presença online de forma original e o que ele chama de “jornada do verdadeiro fã”.   

Em uma aula completa na Skillshare, a maior comunidade online do mundo para criativos, o criador de conteúdo traz nova perspectiva sobre a presença nas redes sociais e traz dicas para se expressar de forma criativa e bem-sucedida.   

“A ideia convencional sobre as redes sociais é que você precisa produzir conteúdo viral, ter uma enorme quantidade de seguidores, postar todo dia, durante todo o tempo. Imagine a pressão que isso induz em que está tentando desenvolver um perfil de destaque?”, diz Andy J. Pizza.   

O professor tem como objetivo mostrar que é possível criar conteúdo criativo e bem-sucedido nas redes sociais sem sacrificar a saúde mental. “A ideia é que as pessoas se sintam inspiradas e motivadas a usarem esses canais e aprenderem como fazer um trabalho criativo que faça diferença para o seu dia a dia e para o dos seus seguidores”, completa o criador de conteúdo.   

A seguir, confira cinco exercícios que podem te ajudar a se conectar com pessoas que nunca ouviram falar do seu trabalho e transformá-las em grandes fãs.   

Desconstruindo as redes sociais   

Atrair seguidores é algo que gera ansiedade em criadores de conteúdo, especialmente para quem está começando. Embora esse seja o parâmetro que muitos usam para avaliar um perfil bem-sucedido, existem outros fatores mais importantes, segundo Andy J. Pizza. Em vez de tentar atingir milhões de pessoas a qualquer custo, é preferível atingir mil usuários de forma significativa.   

O grande segredo para isso é conduzi-los em uma jornada, começando de um lugar onde eles nunca ouviram falar sobre você até se tornarem verdadeiros fãs dispostos a investir tempo e até dinheiro no seu trabalho. Para isso, é preciso entender a dar valor às pessoas que está procurando como público nas redes sociais e criar um relacionamento com elas.   

A jornada do verdadeiro fã   

A jornada do verdadeiro fã pode ser visualizada como um jogo de tabuleiro com fases distintas, que irão corresponder a estratégias para momentos e plataformas diferentes. O primeiro passo é entender quem será esse público. Em seguida, como fazer uma conexão com ele pela primeira vez. Avançando no tabuleiro, entender como criar uma relação de confiança. Mais adiante, como fidelizar seu público e, por fim, conquistar verdadeiros fãs.  

A ideia é dividir as estratégias para que os criadores de conteúdo possam administrar o tempo e dedicação necessários para cada estágio. Esse método permite ter uma visão mais clara de como e quando agir, além de ajudar a se adaptar às mudanças que acontecem de forma constante nas redes sociais.   

  1. Identificando seu potencial 

Quem são as pessoas que você deseja guiar na jornada do verdadeiro fã? Na primeira etapa do tabuleiro, o importante é fazer perguntas desse tipo para entender seu público-alvo. O objetivo é transformar um grupo de pessoas com os mesmos gostos, ideias e preferências em uma única pessoa.   

Idealize esse processo como se fosse reunir pessoas com interesses em comum numa mesma sala. O propósito, afinal, é reuni-las no seu perfil ou canal. Tenha em mente que será mais fácil atrair mil usuários se você atingir o gosto de uma única pessoa com seu trabalho criativo.   

  1. Criando a sua consciência de marca  

Após identificar o personagem, é hora de traçar a primeira etapa da jornada que ele será guiado. Essa é a fase de conscientização da marca, ou seja, será o primeiro contato com o seu trabalho. Para criar uma primeira impressão positiva, é importante criar conteúdo que as pessoas se identifiquem e que gere algum valor para suas vidas.   

Existem cinco principais tipos de valor que podem ser abordados no seu conteúdo.   

  • Sentimento   

Dentro ou fora do mundo digital, todos estão sempre buscando sentir coisas. O papel de um bom criador de conteúdo é dar às pessoas os sentimentos que elas buscam, independente de qual for ele: diversão, empatia ou pertencimento.   

  • Aprendizado   

Além de entretenimento, muitas pessoas gostam de consumir conteúdos informativos nas redes sociais. Nesse formato, vale compartilhar fatos curiosos e interessantes ou que façam diferença na vida do seu público-alvo.   

  • Vínculo   

As pessoas constantemente buscam estabelecer vínculos umas com as outras. Para isso, crie conteúdo com os quais as pessoas se identifiquem e possam se unir em uma comunidade: seja através de gostos pessoais ou experiências de vida.   

  • Coleta   

Nas redes sociais, também expressamos a necessidade de acumular coisas. Entenda que todos os usuários possuem uma coleção pessoal, salvando publicações que têm a ver com sua identidade. Então, prefira criar conteúdo que os seus seguidores queiram guardar.   

  • Proteção  

A necessidade de proteger aquilo que acreditam também se reflete no mundo digital. Nesse caso, busque criar conteúdo que ajude as pessoas a articularem seus sentimentos ou a defenderem assuntos que são importantes para elas.   

  1. Aumentando seu engajamento  

Engajamento e confiança caminham de mãos dadas. Nessa etapa, é preciso mostrar aos seus seguidores que eles irão encontrar mais daquele conteúdo que os atraíram para seu perfil. Em vez focar em ganhar cada vez mais seguidores, prefira pensar em como se conectar de forma profunda com aqueles que você já tem.   

Likes não revelam essa conexão profunda. Comentários, compartilhamentos e salvamentos, sim. São nessas métricas que os criadores de conteúdo poderão entender quais são aquelas publicações que criaram conexões reais.   

Para isso, Andy. J Pizza propõe um exercício: identifique quais são os três posts com mais comentários, independentemente da plataforma, e compare esses conteúdos com os que têm menos comentários. Assim, será possível entender aquilo que funciona ou não para o seu público.  

  1. Ganhando inscritos  

Nessa etapa, o objetivo é fazer com que seus seguidores se inscrevam em outras plataformas que você está presente. Atrair pessoas para um workshop, uma live ou qualquer outra ação com seu nome, significa que está dando um passo além na construção de uma relação de confiança.   

Aqui, vale a pena apostar em um brainstorm para entender qual valor deseja entregar em diferentes tipos de ação. Seja para vender um produto ou participantes de um curso, por exemplo. Estude quais plataformas permitem dar aos seguidores outros tipos de valores.   

Podcasts são bons meios de se comunicar profundamente com seu público. Disponibilize links direcionando para outras plataformas e convide pessoas para assumirem um compromisso com você.   

  1. Conquistando verdadeiros fãs  

Um verdadeiro fã é aquele que ama tanto seu trabalho que está disposto a investir tempo ou dinheiro no seu trabalho criativo. Nessa etapa, o seu público já estará familiarizado e envolvido profundamente com aquilo que seu perfil representa. Durante toda a jornada, é importante dar coisas para as pessoas. Dessa forma, elas estarão mais dispostas a retribuírem todo seu esforço, seja comprando produtos ou participando de ações.   

Por fim, crie seu processo, encontre inspiração em outras pessoas e aprenda com elas. Colete informações e teste todas as possibilidades. Lembre-se que publicar nas redes sociais sempre será como rolar um dado no jogo de tabuleiro. Você pode avançar cinco casas ou apenas uma, mas se continuar jogando, sempre ficará melhor do que estava.  

Sobre a Skillshare 

Skillshare™ é a maior comunidade online de aprendizagem do mundo para pessoas criativas. Com mais de 830 mil assinantes e mais de 40 mil aulas em vídeo explorando uma ampla diversidade de disciplinas criativas, de design gráfico a fotografia, pintura e ilustração a design de interiores - ministradas por especialistas do setor, incluindo Jonathan Van Ness, Aaron Draplin, Emily Henderson, Thomas Frank, Rebecca Minkof, Jeff Staple e muito mais. A Skillshare é uma produtora de conteúdo original e uma plataforma aberta, onde qualquer pessoa que atenda aos nossos padrões e diretrizes pode enviar uma aula e obter renda. A missão da Skillshare é inspirar a descoberta e o crescimento por meio da criatividade. Para saber mais, acesse: www.skillshare.com.  

 

Informações para a imprensa:

Sing Comunicação de Resultados

skillshare@singcomunica.com.br

22/09/2022


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